Biblioteca Particular


CARVALHO, Alex et al. O que é Metodologia Científica. In: Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo: O Nome da Rosa,2000, p.11-69.
 
 
 
O que é Metodologia Científica
 

      “Por sua vez, o conhecimento científico e seus produtos determinam mudanças na vida social de forma tal que, atrelados a determinações socioeconômicas, passam a constituir novas formas de vida e de relações entre os homens.” (CARVALHO. P.42.2000)

      O livro escrito pelo autor Alex Carvalho, nos traz a abordagem do conceito de ciência e dos tipos de conhecimento – senso comum, artístico, filosófico, teológico e científico- assim como a relação entre o sujeito e o objeto na construção do conhecimento científico.

      O escritor explica como, em vários períodos históricos, diferentes pensadores como também diversas teorias, definiam o que era apropriado na ação de investigação científica durante a construção do conhecimento.

      A obra trata das tendências e teorias metodológicas que fizeram parte do contexto histórico do século XIX, como por exemplo: o empirismo, a física newtoniana, o iluminismo, o positivismo, o materialismo histórico-dialético; as tendências metodológicas no século XX, o neopositivismo, a fenomenologia, o estruturalismo, as rupturas com o projeto epistemológico da modernidade, o pragmatismo e o construcionismo. Finalizando com a apresentação das ideias dos pensadores - F.W. Niestzesche, a escola de Frankfurt, K. Popper, T. Kuhn, P. Fayerabed e I. Lakatos.

      Enfim, o livro faz uma “viajem” para tentar desvendar as características gerais do problema da fundamentação das verdades da ciência.
 
 
 
 



                   
                                      Os Idiomas do Aprendente

 


       Alicia Fernández em sua obra “Os Idiomas do Aprendente” traz uma abordagem crítica sobre os problemas relacionados ao “fracasso escolar” que, segundo ela, nem sempre está associado a problemas de aprendizagem.  A autora faz uma clara explanação de como no processo de aprendizagem estão envolvidos além da criança também a família, a escola e todo o sistema político e social. Portanto, para achar a solução de problemas de aprendizagem, é preciso uma análise minuciosa de todas as partes envolvendo a Psicopedagogia, Psicologia, Psicanálise, Pedagogia, Pediatria, Sociologia etc. Infelizmente o que acontece é que na maioria das vezes a criança quando apresenta alguma dificuldade em aprender é logo avaliada clinicamente como tendo problemas patológicos. “...na escola, aprendem como cabeças sem corpo e, quando não aprendem, são enviadas ao hospital onde são consideradas organismos sem inteligência nem desejo...”  (FERNÁNDEZ. P.19. 2001)


      A autora usa resultados de pesquisas feitas em várias instituições para comprovar que muitas das crianças que tinham sido diagnosticadas como portadoras de distúrbios de aprendizagem, quando expostas a novos métodos de ensino respondem positivamente à aprendizagem. Ela também afirma que “a liberação da inteligência aprisionada só poderá dar-se através do encontro com o prazer de aprender o que foi perdido”. (FERNÁNDEZ. P.19. 2001)

      Alicia Fernández fala da importância em ajudar o aprendente a recuperar o prazer em aprender, também faz menção de que aquele que ensina deve conectar-se mais com o sujeito aprendente, e o que aprende deve conectar-se mais com o sujeito ensinante. Ainda dentro do mesmo contexto, ela afirma que “para que a criança assuma a posição de ensinante, o adulto necessita colocar-se na posição aprendente” (FERNÁNDEZ. P.120. 2001) . E para que isso aconteça, há a necessidade de uma atitude reflexiva por parte do docente.

       Para Alicia Fernández, o papel fundamental da Psicopedagogia, não é o de achar culpados, mas o de apontar novos caminhos para solucionar os problemas de aprendizagem.

                                         SOBRE A AUTORA...

      Nasceu em Buenos Aires em 1944, filha de pai espanhol e mãe italiana, estudou psicopedagogia na Universidade de El Salvador.A psicopedagoga argentina Alicia Fernández foi uma das precursoras da psicopedagogia no Brasil e é responsável pela formação de parte dos profissionais da área em nosso país. É autora de Os idiomas do Aprendente, O Saber em jogo, A Inteligência Aprisionada e A Mulher escondida na professora (todos pela Artmed) e de Psicopedagogia em Psicodrama – morando no Brincar (Editora Vozes).

      Possuidora de uma larga experiência de trabalho com famílias, grupos e instituições de saúde e educação, construiu um modelo próprio de diagnóstico psicopedagógico chamado DIFAJ (Diagnóstico Interdisciplinar Familiar de Aprendizagem em uma só jornada), utilizando-o em diversos hospitais públicos e privados de vários países latino-americanos.

 Referências:




 



 



 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário